quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mulheres maçã




O espaço e a credibilidade das mulheres têm aumentado numa escala magnânima no mundo. Vê-se, notoriamente, que estamos ficando cada vez mais independentes, despojadas, batalhadoras, conquistadoras e ... SOLITÁRIAS, isso mesmo, sozinhas e desprezadas pelo sexo oposto.
As mulheres mais inteligentes e interessantes que conheço sofrem de “solteirice crônica”, parece que arranjar alguém que as queira como namorada é algo tão difícil, que só Deus teria chances reais de êxito, ou seja, só mesmo um milagre as tiraria desse poço de solidão.
O chato da solteirice não é nem o fato de nossa vida sentimental estar continuamente sendo conjugada no singular (falei bonito), mas sim a insistência das pessoas em não te deixar esquecer tal condição. Nossas mães, tias, primas, avós (essas são terríveis), manicures, cabeleireiros (as) e todas as pessoas que convivem conosco, simplesmente tomam nossas dores e vão, literalmente, a caça por nós.
A prova disso se dá quando, vez ou outra, somos apresentadas, “casualmente”, a um infeliz qualquer com cara de nerd (nada contra os nerds), olheiras profundas e marcantes e uma timidez tão opressora que o paralisa bem diante de nós, e o pronunciar de um simples "oi" parece exigir-lhe capacidade mental bem maior do que a que o próprio possui.
E não me digam que estou exagerando, é só olhar em volta e reparar bem direitinho. Elas são lindas, sensuais, bem sucedidas financeiramente, mas são grandes colecionadoras de relacionamentos relâmpagos e fracassados. Bastam apenas cinco minutinhos de conversa, para que elas se abram e, em pranto, confessem que largariam tudo para se casar, ter filhos e morar na roça (hipérbole!)...
Legiões de mulheres carentes estão sendo formadas pela escola da vida, e não satisfeitas com a graduação, estão se pós-graduando no mercado de trabalho.
Nosso saudoso Machado de Assis equiparou essas mulheres a maças em árvores, cujas melhores estão no topo, ele só não esperava que a coragem dos homens diminuiria tanto e que as tais macieiras cresceriam monstruosamente. Ehhh minhas amigas, parece que estamos no alto de um jequitibá, inalcançáveis, inatingíveis...
Homens, cresçam e apareçam! Não tenham medo de ralar os joelhos, de desfazer os topetes ou de amarrotar suas roupas; lembrem-se que as melhores estão no topo, e nós aqui em cima garantimos, o gosto do nosso amor é bem mais suave e doce.

‘Glenda Barros