quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mulheres maçã




O espaço e a credibilidade das mulheres têm aumentado numa escala magnânima no mundo. Vê-se, notoriamente, que estamos ficando cada vez mais independentes, despojadas, batalhadoras, conquistadoras e ... SOLITÁRIAS, isso mesmo, sozinhas e desprezadas pelo sexo oposto.
As mulheres mais inteligentes e interessantes que conheço sofrem de “solteirice crônica”, parece que arranjar alguém que as queira como namorada é algo tão difícil, que só Deus teria chances reais de êxito, ou seja, só mesmo um milagre as tiraria desse poço de solidão.
O chato da solteirice não é nem o fato de nossa vida sentimental estar continuamente sendo conjugada no singular (falei bonito), mas sim a insistência das pessoas em não te deixar esquecer tal condição. Nossas mães, tias, primas, avós (essas são terríveis), manicures, cabeleireiros (as) e todas as pessoas que convivem conosco, simplesmente tomam nossas dores e vão, literalmente, a caça por nós.
A prova disso se dá quando, vez ou outra, somos apresentadas, “casualmente”, a um infeliz qualquer com cara de nerd (nada contra os nerds), olheiras profundas e marcantes e uma timidez tão opressora que o paralisa bem diante de nós, e o pronunciar de um simples "oi" parece exigir-lhe capacidade mental bem maior do que a que o próprio possui.
E não me digam que estou exagerando, é só olhar em volta e reparar bem direitinho. Elas são lindas, sensuais, bem sucedidas financeiramente, mas são grandes colecionadoras de relacionamentos relâmpagos e fracassados. Bastam apenas cinco minutinhos de conversa, para que elas se abram e, em pranto, confessem que largariam tudo para se casar, ter filhos e morar na roça (hipérbole!)...
Legiões de mulheres carentes estão sendo formadas pela escola da vida, e não satisfeitas com a graduação, estão se pós-graduando no mercado de trabalho.
Nosso saudoso Machado de Assis equiparou essas mulheres a maças em árvores, cujas melhores estão no topo, ele só não esperava que a coragem dos homens diminuiria tanto e que as tais macieiras cresceriam monstruosamente. Ehhh minhas amigas, parece que estamos no alto de um jequitibá, inalcançáveis, inatingíveis...
Homens, cresçam e apareçam! Não tenham medo de ralar os joelhos, de desfazer os topetes ou de amarrotar suas roupas; lembrem-se que as melhores estão no topo, e nós aqui em cima garantimos, o gosto do nosso amor é bem mais suave e doce.

‘Glenda Barros

19 comentários:

Cláudia Corrêa disse...

Que realidade heiim Glenda?!
-----------------------------------------------
O chato da solteirice não é nem o fato de nossa vida sentimental estar continuamente sendo conjugada no singular, mas sim a insistência das pessoas em não te deixar esquecer tal condição.
-----------------------------------------------

É tão chato quando isso acontece, isso acaba c/meu bom humor, aff, que pressão da sociedade!!!

Sabe a Palavra de Deus diz que se é solteiro, viva sua vida para dedicar a Ele!
Pense comigo: “Jesus foi um jovem solteiro, no auge dos seus 33 anos, imagine só que situação heiim, mas nem por isso lemos relatos na Bíblia que ele vivia triste e amargurado, talvez comprado pelos outros, assim como nós, mas não infeliz”.
Existem pessoas que se mutilam e vivem uma vida vazia só porque não tem alguém do lado, e muitas vezes acabam colocando um "zé ninguém" na sua vida, só para não permanecerem sozinhas, já vi muito isso acontecer com amigas minhas, é triste, e não quero isso pra mim (não falo c/orgulho), mas Deus sabe se algum dia terei alguém que possa compartilhar alegrias e tristezas (um esposo), e caso seja a vontade dEle que eu permaneça assim, na condição de solteira, Ele me dará conforto e prazer para suportar tal condição, viver lamentando a vida, não é viver, é deixar a vida passar, por isso vivamos meninas e meninos!

Com carinho e com a Graça do Pai

Cacau

Anônimo disse...

Pra mim, o fator que condicona esse rótulo de maçã é que a "masculinização" das atitudes da mulher, provoca nos homens um sentimento de descarte. Qual o sentido de ir para uma conquista, se a imagem que temos de vocês é a mesma imagem malfadada que é construída de todos os homens? (Aquela imagem de que só queremos levar para a cama e resoler o problema em uma noite.)

Cláudia Corrêa disse...

*comparado

Srª Ribeiro disse...

Nenhuma imagem ou ilusão construida ao redor de homens ou mulheres justifica a covardia diante de um possível realcionamento...Agora a masculinização de nossas atitudes fica só no rótulo ou na imaginação insensivel de alguns, não deixamos de ser mulher só pq conquistamos alguns espaços, funções ou tratamos os sentimentos masculinos de forma similar ao tratamento que nossos sentimentos já receberam. É a lei da vida, caro Sr. anônimo, toda ação tem uma reação. Mude a ação e as reações mudarão consequentemente..
beijos
Excelente comentário Sr. anônimo!

Anônimo disse...

Sr. Anônimo é ótimo... rs
Da maneira que você respondeu, parece que eu acho melhor que as mulheres assumam a velha imagem de donas de casa e sexo frágil. Não! Não é isso. Minha opinião tem a ver com um rótulo que já é comum nas rodas masculinas e tem a ver com o desrespeito, que em via de regra, as mulheres se tratam. Basta sair à noite para comprovar. Expor, entregar, deixar-se usufruir já é trivial.
Resumidamente, a Economia explica isso com a Lei da Demanda e da Oferta.
Quanto a oferta é menor do que a demanda, o preço cai. Ou seja, o que é mais fácil, é menos valorizado.
A propósit, esse comentário generaliza, mas não caracteriza, ok?

Anônimo disse...

Pequei até no conhecimento de Economia. Perdão, meu ex-professor, se ler, vai entender que eu estava revoltado com a alcunha de machista! :D

Srª Ribeiro disse...

Reparei no erro, caro Sr. anônimo, mas entendi o propósito...rs Vá e não peques mais!

Soli Limberger disse...

Olá Glenda, bom ver a tua genialidade aflorar assim. Gosto dos teus textos, como vc já sabe.

Eu não nunca tive paciência pra subir em árvore e pegar as frutas mais altas, e alguns detalhes importantes:

1) Na árvore, TODAS as frutas tem o mesmo sabor, a diferença está na hora da colheita, umas estão no ponto, outras nao;

2) As que ficam no alto não são as melhores, são as mais distantes apenas. Não há melhores, nem piores na vida;

3) As frutas que ficam no alto por mto tempo apodrecem ou são comidas pelos pássaros;

4) Tudo que é mais difícil "pode" ser mas gostoso, mas se não for saborosa suficiente, é provada e lançada fora como todas as outras.

Então, a mulher tem o seu tempo, e cada uma sabe o tempo de ser colhida, se passar do ponto, fica indigesta... não pela idade, mas pelo rancor.

Bjs no teu coração

PS. odeio maçã! rsrs

Sóli, prefiro uvas...

Unknown disse...

Adorei!!!
Toda potência e resplendor desta pessoa se afloram em seus textos!
Comparar coisas da vida, com as "vividas" por ti e dosar de maneira abrangente a qualquer pessoa que as lê é um dom.
Parabéns pelo Blog e qualidade dos textos!
Como crítica concordo com o amigo acima (Sóli Limberger)e somo aqui sobre a comparação do Jequitibá, que são árvores nativas da Mata Atlântica brasileira.
Registros atuais anotam jequitibás com 60 metros de altura. Para se ter ideia do que significam 60 metros, basta lembrar que esta é a altura de um prédio de 20 andares.
Já a macieira, árvore que chega a 10 metros de altura.
Ainda bem que no texto só "parece" né rs!
Não satisfeito, o assunto pode ir além, podendo enobrecer até mais ainda a comparação do próprio "Machado de Assis".
Fazendo uma breve pesquisa no Wikpédia pude constatar o seguinte:
"A maçã, do ponto de vista científico, não é realmente um fruto, e sim um pseudofruto (falso fruto).
A maçã foi uma importante fonte alimentícia em todos os climas frios e, provavelmente, a macieira é a árvore cultivada há mais tempo. É a espécie de fruta, à exceção dos cítricos, que pode ser conservada durante mais tempo, conservando boa parte de seu valor nutritivo.
E falando de nutritivo, vamos as informações nutricionais:
"O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também auxilia no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo."
Desse ponto de vista, agora sim Eu digo, "Adoro uma Maça!"
Todas tem seu tempo, na maioria dos casos ficam mais vistosas e saborosas!
Bjooosss, e é isso ai, vamos vivendo a vida!!!

Srª Ribeiro disse...

É bom ver meus textos despertando críticas...até um imbecil eu ganhei hj..demais! Mas ainda continuo concordando com a expressão machadiana..as melhores estão no topo, ou seja, aquilo que vem com mais dificuldade é mais valorizado, as maças podres do chão são fáceis de serem colhidas, no entanto, tem um gosto podre e provoca vômito...

Alessandro disse...

oi prima, é melhor se solteira que ser mal casada... e sofre a vida toda com essa condição.

Srª Ribeiro disse...

Também concordo primo.

Danillo Magalhães disse...

Concordo com o texto. O que faz os homens acharem mulheres dessa forma desinteressantes é o fato de que o homem nunca aceita que a mulher seja superior a ele, portanto ele sempre vai procurar alguém que seja "inferior" para que ele seja o cabeça. rsrsrsrsrs
E não se desespere, mulheres, a homens corajosos sim que querem tais mulheres heheheh
ótimo texto!!!

Anônimo disse...

Fraco comparar uma pessoa composta de carater, gênio, sentimentos e indoles com uma simples fruta.. O ato de conquista, sim é muito semelhante ao fato de lutar pelo mais dificil, o inalcansável quase perfeito.. Mas creito que ha uma confusão em relaçao a oque você é e onde você está... Do mesmo jeito que muitas mulheres de "otima qualidade" ficam solteiras, muitas outras casam.. Vale ressaltar que algumas esperam um pricipe num cavalo branco, e quando mais tarde ele se torna uma grande frustraçao para toda a vida... Muitos homens sabem oque escolher, mas eles simplesmente não precisam escolher oque você quer... As pessoas sao compostas de muitas outras facetas além de ser uma fruta em uma arvore alta.. Oque eu quero dizer, é que se uma mulher fica solteira, nao é por culpa dos homens, e nao é por culpa de ninguem... Quer uma soluçao? Vamos voltar ao passado e esperar um casamento arranjado! A partir do momento que hoje, tanto homens quanto mulheres, têm o direito de escolha, alguns sao escolhidos e outros não.. Tanto bons quanto ruins!

Prefiro pensar que cada um tem o tempo de Deus, e não fique de braços cruzados, pensando que voce eh a maça mais suculenta da arvore, porque como disseram em comentarios acima, toda fruta apodrece e cai da arvore, o ego e amargura apodrecem qualquer pessoa.. E quanto mais alto você se coloca, maior vai ser o seu tombo!

Otimo texto, porem creito que devemos separar a comparaçao de ato de conquista, e o porque da conquista!

Srª Ribeiro disse...

hummm....adoroooooo...rsrs
Belo comentário Sr° ou Srª Anônimo. Gostei do senso crítico, isso é muito importante! Continue dessa forma, e pode se identificar viu, não tenho problemas com isso!
Abraços!

Danillo Magalhães disse...

A mulher tem que voltar ao papel de dona de casa e "cuidadora" do filhos e pronto! Por isso que as crianças de hoje estão crescendo dessa forma, pois não tem mães para cuidar...
Pronto falei! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Srª Ribeiro disse...

kkkkkkkkkkkkkkk....olha o lado machista ai genteeeeeeeee....kkkkkkkkk

Olly disse...

Bom mesmo é ter a idéia de cara limpa!
Nem é preciso dizer mais, se julgas muito inteligente, um pingo pra quem sabe ler, é letra!!!
Abs

luana gonçalves disse...

OI Glenda! Gostei do teu blog, tens uma maneira legal de comunicar tuas vivências. Parabéns :) _te seguindo mulher! depois volto pra ler mais post(hehehe)